Buscar
  • Ana Alencar

Acho importante falar disso...

O assunto deste texto vai parecer bem clichê, ainda mais por estamos em Outubro, e por este Outubro ser o famoso "Outubro Rosa".

Acontece que acho importante falar disso, registrar aqui para que não nos esqueçamos da importância de se cuidar.


Minha avó materna teve câncer de mama, minha tia (irmã do meu pai) também. As duas precisaram retirar a mama.

Minha tia luta até hoje contra essa doença que voltou a agredir seu corpo, tomando espaço na sua vida tornando-se uma luta diária ... radioterapia, quimioterapia, carga e mais carga de remédios, diversos efeitos colaterais para deter uma doença que no fundo ninguém sabe ao certo de onde vem e como curar.

Minha madrinha faleceu de câncer no intestino, quando descobriu a doença estava avançada demais. Hoje praticamente todo mundo conhece alguém próximo que teve ou tem essa doença.

Câncer é uma doença muito séria que já tem variações e mutações.

Há quem vença a luta se cure, há quem se cura mas a longo prazo a doença volta, a quem infelizmente não resista.

Por isso é preciso prevenir, fazer o auto exame, observar os sinais do corpo.

Quanto antes a doença for descoberta, mais chance de cura.

Sei que muitos vão ler o texto e pensar: "qual a novidade nisso?", "precisa de um blog para escrever isso?", sim precisa sim, quanto mais informação, alerta, campanhas mais chance das pessoas começarem olhar para si, cuidar de si.

Sinto que preciso sim, postar algo sobre isso, eu convive e convivo com pessoas que lutam contra essa doença, então, é também minha responsabilidade lutar contra isso, ajudar de alguma forma, dizer estou contigo, não desista.

A doença, o tratamento, é algo tão delicado, tão difícil, que é importante apoiar, dar amor para que essas pessoas se sintam acolhidas, encorajadas a lutar sem desistir.

Sei que escrever aqui é pouco e que eu como cidadã, mulher, mãe, preciso fazer mais e mais.

Escrever aqui é apenas um ato de conscientizar quem vai ler e dizer:


Se ame mais

Se toque mais

Ajude, se ajude

Abrace

Seja forte

Lutem, Lutemos

Tenha fé

Não desista

Estamos juntos nesta luta!!


Hoje temos acesso a informação e ao atendimento, o SESI por exemplo, tem um projeto bem legal: é um caminhão que vai nas empresas coletar exames para identificar câncer de mama, próstata, pele e colo do útero.

É uma iniciativa bem legal, visando cuidar das pessoas que não tem tempo para ir ao médico, quem quiser saber mais confere aqui http://www.sesipr.org.br/cuide-se-mais/cancer/unidade-movel/


Além deste projeto, existem muitos outros espalhados pelo pais, vamos nos unir, nos cuidar cada vez mais.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo