Buscar
  • Ana Alencar

Espiritualidade ou religião? O que você tem praticado?

Primeiro de tudo, você sabe a diferença entre espiritualidade de religião?


"Em geral, elas se apresentam como catálogos de regras, crenças e proibições, enquanto a espiritualidade é livre e criativa. Na religião, predomina a voz exterior, da autoridade religiosa. Na espiritualidade, a voz interior, o “toque” divino. A religião é instituição; a espiritualidade, vivência." (Jornal O Globo)


Bem, agora suponho que com essa breve explicação você entenda a diferença, se não compreender pode pesquisar no google e procurar de outras fontes, mas a diferença é basicamente essa, e por isso proponho que reflita sobre esta questão...

A partir da hora que você para para refletir você está expandindo sua mente há conhecer algo novo, eu por exemplo não pratico religião, e seria hipocrisia dizer que sim.


Sou batizada na Igreja Católica, gosto muito do espiritismo Kardecista, gosto de práticas da Umbanda, Budismo, Hinduísmo, e de tudo um pouco, afinal Deus é um só e além disso pratico o paganismo.

A partir da hora que eu leio a sorte em tarot e borra de café, não posso dizer que pratico religião, ou que pratico o Cristianismo, essas são práticas condenadas pela Bíblia, mas nem por isso deixo de acreditar em Cristo, na história e no amor dele por nós, nem por isso eu deixo de acreditar em Deus, pelo contrário minha fé tem um tamanho que você jamais conseguiria imaginar, eu pratico o bem, o amor, a caridade, assim como pratico a bruxaria, banhos de proteções, incensos e velas aromáticas, parece tudo muito contraditório, eu sei, mas vejo Deus em todas as coisas, acredito na força de um Deus pai e de uma mãe natureza que agora nos mostra o qual mal estamos fazendo a nosso planeta.

Não acredito na figura de um Deus que nos puni, mas sim em um Deus de amor, que assim como todo pai nos ensina com nossos erros.


Eu medito, oro, choro, faço rituais, queimo ervas, evoco seres de luz, e isso para mim é praticar e espiritualidade, é conectar-se com Deus, observando os sinais que ele me dá, os caminhos e asa direções.

Eu não culpo o demônio pelas coisas erradas que ocorrem porque sei que tudo é reação das minhas ações, nós recebemos do mundo o que doamos. Você pode passar o dia na igreja, orar, postar fotos fazendo caridade, mas de nada isso vai adiantar se a verdade em seu coração for outra, por isso eu não pratico religião e sim espiritualidade, porque isso é o que sinto com meu coração, é a verdade que vejo e pratico.


E você o que tem praticado? Desejo com todo meu amor que encontre a verdade e sua conexão com seu eu interior e com Deus. Que este encontro seja tão mágico como o meu foi e tem sido.







7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo