Buscar
  • Ana Alencar

Importante: Visite seu passado!

De tempos em tempos gosto de voltar ao passado, relembrar momentos bons e momentos ruins...

Os momentos bons me fazem sentir bons sentimentos, é lembrar com alegria e se sentir grata, os momentos ruins me fazem aprender, amadurecer e entender que nem tudo são flores.


Bem, eu decidi falar sobre isso porque sei da dificuldade que temos em visitar o passado, muitas vezes temos medo de nos encontrar lá atras, medo de se arrepender, ou muitas vezes criou-se um trauma de coisas ruins vividas e você que apagar e esquecer, como se fosse simples jogar tudo na lata e tocar fogo.


Mas, infelizmente não é bem assim. Não é tão simples, requer cuidado e auto conhecimento. Eu demorei muito tempo para conseguir visitar alguns passados com tranquilidade, eu tinha medo, tinha sentimentos de culpa, de saudade e acabava visitando somente o passado da infância, das amizades simples e genuínas, afogando e esquecendo tudo o resto: relacionamentos, amigos que marcaram muito minha vida mas que eu evitava por muitos motivos relembrar.


Há um ano comecei a me estudar, me auto conhecer e aos poucos aprendi acessar esses lugares com cuidado, carinho e paz. Essa prática me fez entender muitas coisas.


Hoje compreendo todas as coisas que eu vivi, entendo que muitas vezes fui babaca como não queria que fossem comigo, mas aquela era eu naquele momento, as vezes imatura, as vezes ansiosa,. Hoje é fácil a gente olhar para traz e dizer: "Hoje faria diferente" - mas o eu naquele momento não pensava assim, e se não fossem essas vivencias, experiencias eu não seria quem sou hoje. Entende que tudo é um ciclo?


Nos tornamos quem somos por conta das experiencias que vivemos, sejam elas boas ou ruins. E quando a gente aprende e percebe isso um universo novo se abre.


Hoje adoro lembrar tudo que vivi com meus amigos, namorado, ficante, família e justamente por isso esse blog surgiu, para contar essas histórias, meus pensamentos e sentimentos.

Hoje converso abertamente sobre meu passado com meu esposo, sobre relacionamentos, saudades que tenho e ele entende isso muito bem, a gente entende que ciume não leva a nada e desestrutura o relacionamento, (mas péra aí, veja bem, não digo que não tenho ciumes, um pouco é bom, o que não pode é o sentimento de posse, de autoridade em cima do sentimento e da outra pessoa).

Hoje, eu lido muito melhor com isso e indico para quem ler esse texto, visite seu passado, leia cartas, veja fotos antigas, mantenha viva dentro de você a chama dos sentimentos bons, ame seu passado, suas experiencias, você vai ver o quanto é libertador e também lamentável em alguns momento, por exemplo, já queimei cartas, joguei fora fotos, diários que hoje queria ter para ler, relembrar, mostrar para minha filha daqui um tempo e dizer "filha a vida não vem com manual de instrução, não mesmo, mas te digo nem sempre a paixão vira amor, nem todo primeiro namoro vira casamento, a gente pode sim amar mais de uma vez, e está tudo bem, faça suas escolhas com sentimento e verdade que no fim tudo vai dar certo sempre".

Muitas o que eu ela puder ver vai imaginar diante da narrativa que eu contar, e por fim é isso, visitem seu passado com cuidado e amor.

PS: Visitar o passado não é viver dele, mas relembrar o que foi vivido com gratidão. Não é por acaso que as pessoas entram em nossas vidas.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Maktub...